terça-feira, 19 de março de 2013
Deuteronômio 22:5: "A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao SENHOR, teu Deus."
Note que o texto não especifica qual tipo de vestuário não usar. Por exemplo, não diz que homem não pode usar saia, mas afirma que deve haver distinção para os sexos. Esse é o princípio bíblico, que homem deve usar roupa de homem e mulher roupa de mulher. Mas o que especifica que roupa será de homem e qual será de mulher?
Na época de Moisés tanto homem quanto mulher usavam túnicas, mas alguns detalhes distinguiam o vestuário, como cintos, acessórios, tamanho, cores, etc. Em alguns países hoje homens usam saias, e em outros a saia é exclusivamente vestuário feminino. Em outras palavras, é a cultura que vai determinar que tipo de vestuário é masculino e qual é o feminino (norma cultural), mas o princípio fica inalterado, que deve haver distinção entre os sexos. Aplicando em nossa cultura brasileira atual, homem não deve usar saia ou vestido, nem calça feminina, assim como a mulher não deve usar calça, bermuda ou qualquer vestuário masculino. Mas em países onde homens usam saia, a norma seria diferente, homem podeira usar saia ou vestido, por exemplo. O princípio permanece, mas a norma se altera. Observe outro texto:
I Timóteo 2:9 pp: "Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente..."
Esse texto declara que o traje deve ser decente, mas não define que tipo de vestuário é decente. O princípio é decência. Uma saia pode ser decente ou não! Um vestido pode ser decente ou não! Uma calça pode ser decente ou não! Decência é o princípio, a norma cultural é qual vestuário é decente ou não.
E o uso de jóias, é um princípio ou uma norma cultural? Se for princípio não muda e não pode ser usado em nenhuma cultura, se for uma norma, é adaptável nas culturas e lugares diferentes.Vou agora listar textos bíblicos e depois citações de Ellen White, que foi inspirada por Deus. Leia com atenção e oração, e certamente você será capaz de responder a essa questão:
Textos bíblicos sobre jóias:
Exôdo 33:4 a 6 (NVLH, grifos nossos): Quando Moisés deu essa mensagem aos israelitas, eles começaram a chorar, e ninguém usou as suas jóias. Então o SENHOR mandou que Moisés dissesse a eles: - Vocês são um povo teimoso. Se eu fosse junto com vocês, mesmo que fosse por apenas um momento, eu os destruiria completamente. Agora tirem as suas jóias, e eu vou resolver o que fazer com vocês. Assim, depois que os israelitas saíram do monte Sinai, não usaram mais jóias.
I Pedro 3:3 e 4: Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, jóias ou vestidos caros. Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus.
I Timóteo 2:9: Quero também que as mulheres sejam sensatas e usem roupas decentes e simples. Que elas se enfeitem, mas não com penteados complicados, nem com jóiasde ouro ou de pérolas, nem com roupas caras!
Citações do Espírito de Profecia:
Beneficência Social, 267: O Senhor Deus do Céu convida os homens a lançarem fora os seus ídolos, a se separarem de cada desejo extravagante, a não condescenderem com nada que seja simplesmente para ostentação e exibicionismo, e a estudarem meios de economia na aquisição de roupas e mobiliário. Não gasteis um centavo do dinheiro de Deus na aquisição de artigos desnecessários. Vosso dinheiro significa salvação de alguém. Não seja ele pois gasto em jóias, ouro ou pedras preciosas.
Evangelismo, 269 e 270: A abnegação no vestir faz parte de nosso dever cristão. Trajar-se com simplicidade, e abster-se de ostentação de jóias e ornamentos de toda espécie, está em harmonia com nossa fé ...os adventistas do sétimo dia não usam jóias, ouro, prata ou pedras preciosas, e não seguem, no vestuário, as modas mundanas.
Mensagens Escolhidas, 249: Vivamos e trabalhemos com simplicidade. Trajemo-nos de um modo tão modesto e decoroso que sejamos recebidos aonde quer que formos. Jóias e vestuário dispendioso não nos darão influência, mas o ornamento de um espírito manso e tranqüilo - o resultado de dedicação ao serviço de Cristo - nos dará poder com Deus.
Pr. Yuri Ravem
Editor Associado do Blog Nisto Cremos
Nenhum comentário:
Postar um comentário